O Bichinho da maçã – Ziraldo

O “bichinho da maçã” é mais um livro ótimo do Ziraldo, que ilustra e também escreve essa estória. Apesar de muito famoso eu não conhecia esse livro e só conheci porque meu marido o trouxe diretamente de sua infância aqui pra casa. Ainda bem.

Publicado pela primeira vez em 1982 deu origem, graças ao enorme sucesso, a uma coleção de 12 livros intitulada “coleção bichinho da maçã”. Essa aqui: http://www.ziraldo.com/livros/seriebic.htm. Os outros títulos eu não conheço ainda, mas vou procurar.

A estória é a clássica bíblica, de Adão e Eva e tal maçã, mas contada de forma divertidíssima a partir do ponto de vista de um bichinho que mora dentro da maçã em questão. E de uma ilustração direta que faz as crianças gargalharem. Quanto ao final, ao mesmo tempo engraçado e inusitado, constrói uma deliciosa e sutil crítica à visão da mulher que Eva representa. Afinal, por que só Eva comeu a maçã? Porque na maçã do Adão tinha bicho, oras! Ele ficou com nojo e jogou fora a maçã. Simples assim.

Eu, pra falar a verdade, nunca fui fã do Ziraldo. Até ver a reação que ele provoca nos  meus filhos, desde bebês. Hoje, adoro. Aprendi com meus filhos a entender porque Ziraldo é o máximo. Porque ele consegue fazer a ilustração ser engraçada por si só, e transforma em piada até a estória mais careta, pra fazer criança pensar.

Deixe um comentário

