SONHATÓRIO – CIA TRUKS

Sonhatório é mais um espetáculo da ótima cia Truks, uma das principais cias de teatro de bonecos do Brasil, dona de uma aprimoada técnica e com mais de 20 anos de existência e muitas peças encenadas.

Em sonhatório, a cia Truks utiliza objetos do cotidiano para dar vida ao imaginário de forma sutil e delicada, explorando as possibilidades do teatro de objetos para falar sobre a loucura, a sanidade, sonho e realidade e seus tênues limites.

Para saber mais sobre a cia Truks e suas peças: http://www.truks.com.br

À seguir, reblog do post da casa do brincar, que gentilmente autorizou a reprodução de sua entrevista com Gabriel Sitchin, diretor da peça Sonhatório, sobre a importância do brincar:

Na divertida peça da Cia. Truks, três homens que estão em um hospital psiquiátrico chegam ao refeitório para o almoço e começam a brincar, dando vida aos utensílios da cozinha. A peça é divertida, aguça a imaginação e contagia. A peça passa voando e as crianças se divertem.

A direção é de Henrique Sitchin e no elenco estão Rafael Senatore, Gabriel Sitchin e Hugo Reis. Conversamos com o diretor da peça e ele falou sobre a importância da imaginação e das brincadeiras no desenvolvimento das crianças.

Casa do Brincar – Na sua visão, qual a importância do brincar no desenvolvimento infantil?
Henrique Sitchin – É fundamental. É brincando que a criança compreende o mundo em que vive. Desde o que são as coisas, porque são, para que servem, até as próprias regras do convívio social. Nas brincadeiras das crianças elas exercitam suas primeiras noções de cidadania, de direitos e deveres, presentes em praticamente todos os jogos e brincadeiras. Nas brincadeiras as crianças exercitam imaginação, comparação e consequentemente desenvolvem sensibilidade, criatividade e inteligência.

Casa do Brincar – No final da peça vocês convidam os pais a brincarem com os filhos. Qual a importância dos pais participarem das brincadeiras e estimularem a imaginação das crianças?
Henrique Sitchin – A brincadeira com os pais – aquela verdadeira e não para compensar faltas ou expiar culpas – é igualmente fundamental. A criança se espelha nos pais. Então, se os pais jogarem com elas de uma maneira saudável, é isso o que ela vai aprender a dar em troca ao mundo em que vive. Um pai que respeita as regras de um jogo, seja ele o mais elementar possível, ensina ao seu filho agir da mesma forma. Educar é dar exemplos… Não somente, a brincadeira reforça os laços afetivos dos pais com seus filhos. A criança precisa brincar e adora brincar com seus pais que, até certa fase da infância, serão como que extensões de si mesmas. Brincar com os filhos é lhes oferecer afeto! E crianças cercadas de laços afetivos verdadeiros estão mais seguras para a vida.

Casa do Brincar – Em várias peças da Cia, vemos que a imaginação é um tema muito explorado. De onde vem essa ideia?
Henrique Sitchin – Somos artistas e o nosso instrumento de trabalho, portanto, é a imaginação. Para isto somos artistas. Preferimos tratar daquilo que está dentro de nossas cabeças, do que daquilo que está fora e pode ser medido e ou estudado pela ciência. Procuramos sempre provocar no público emoções, e desafiar sim os limites da imaginação…

Casa do Brincar – E brincar é o melhor remédio?
Henrique Sitchin – Certamente um dos melhores. Há pesquisas que tratam de provar que o brincar faz bem à saúde. Brincar de verdade é estar inteiro em um jogo que muitas vezes não tem maior interesse do que simplesmente viver o minuto presente, com verdade e intensidade. Ora essa, isso nos faz sentir vivos… Estamos nos condicionando cada vez mais a viver em função de projetos futuros, ou então justificativas do que foi o passado. Não estamos mais acostumados a viver o momento presente, com a intensidade que ele merece. Brincar é aceitar o imponderável, aquilo que pode nos surpreender momentânea e repentinamente. Enfim, brincar nos fazer vibrar pelo que está acontecendo ali naquele exato segundo. Isso é prazeroso, necessário, e extremamente saudável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s