TODA MÃE MERECE ir ao CineMaterna

Ô se merece!

Foi o que me salvou quando, lá pelos idos de 2009, recém parida, cansada e perdida, com todos aqueles sintomas típicos de um pós-parto e tal, me deparo com uma reportagem sobre nada a mais nada a menos que sessões de cinema (ah, o cinema, quanta saudades eu sentia!) para mães com bebês. Com bebês? Siiiiim! Mães com bebês! Nesse momento o universo voltou a brilhar. Eu poderia ir ao cinema novamente, sair, passear, e tudo seria tão fácil…Seria? Não, achei que não seria. Comecei a acompanhar a programação, ainda sem coragem, mas não era exatamente o tipo de filme que eu gostava (mera desculpa para meu auto-boicotar). E se meu bebê chorasse a sessão inteira? Ele não era um bebê quietinho e tranquilo e…cinema? Será que não iria ficar ainda mais agitado? E será que o volume não poderia fazer mal? Tantas dúvidas, tudo parecia tão incerto.

Até que no meio do corre-corre para atravessar um semáforo, encontro um amigo de outro amigo, que acabara de ser pai e estava morando na mesma rua que eu, que nós (éramos nós agora!). Em meia dúzia de palavras que proferiu, disse que o cinematerna era a salvação. Que era um momento único para a mãe (ou pai) relaxar e que a filha, geralmente impaciente e choradeira, lá não chorava, ficava calminha, dormia…Dormia? Como assim? Não é cinema, é o paraíso, pensei. E fui. Criei coragem e fui. Meio perdida, mas fui. Não lembro qual foi o primeiro filme que assisti, pois foi o primeiro de muitos e muitos e muitos. Lembro só que não simpatizei com o filme, achei muito comercial, mas isso não fez a menor diferença. Foi INCRÍVEL! Um minuto de paz na vida de uma mãe puérpera não tem preço, minha gente. Assisti ao filme todo, o filho ficou na paz como nunca antes tinha ficado, conheci um monte de mães que como eu, usavam sling, amamentavam em livre demanda, maternavam ativamente e tinham uma visão mais alternativa, por assim dizer, da criação dos filhos. Muitas são minhas amigas até hoje, grandes amigas. A partir delas conheci mais outras muitas mães e seus muitos filhotes. Ganhei uma nova turma. Meu filho ganhou uma turminha. Foi demais.

Mas eis que ele foi crescendo e o fim das sessões ficando cada vez mais próximo para nós, já que depois de 18 meses eles ficam muito sabidos pra continuar assistindo filme de adulto no cinema. Para meu alívio descobri que estava grávida novamente (Oba!) e meu adeus ao CineMaterna foi um breve até logo, bem breve. Pouco tempo depois lá estava eu de novo, com um novo filho à tira colo. Da segunda geração de CineMaterninhos. Eba! Um filho que dormia como um anjo, mas que no cinema ficava acordado, assistindo ao filme inteiro. Pode? Pode. No CineMaterna pode!

Somando minhas duas temporadas de CineMaterna foram quase 3 anos de sessões semanais, religiosamente frequentadas, independente do filme, que eu nem olhava qual seria, pela certeza de que fosse qual fosse, o programa seria ótimo. Mas claro que não era nada mal chegar lá e me deparar com um Almodóvar… Mas o importante é sair, ver as amigas, botar os filhotes pra brincar e, de quebra, assistir a um filminho. A sensação de satisfação é inacreditável, vale mais que terapia!

Infelizmente, há seis meses atrás tive que me despedir do CineMaterna, e dessa vez sem data prevista para retornar…Mas quem sabe um dia ainda volto? Por enquanto sigo matando as saudades nas sessões infantis do CineMaterna, deliciosas, e muito grata às mães incríveis que criaram esse projeto que já salvou tantas e tantas mães do desolamento (e do isolamento) do pós-parto. E faço aqui minha campanha: Vale-CineMaterna deveria ser distribuído na maternidade. Porque toda mãe merece ir ao  CineMaterna!

Uma resposta para “TODA MÃE MERECE ir ao CineMaterna

  1. Marina, minha amiga nascida desses encontros: saudades! Amei o seu blog, este texto, parabéns! Te contar uma coisa legal: as maternidades de várias cidades deste Brasilzão já estão colocando nos kits das mães este vale-ingressos. Demais, né? Mil beijocas!

Deixe um comentário

