O LIVRO MAIS LINDO DO MUNDO: A CASA NA ÁRVORE

capa a casa na árvore - treehouse

Sabe o livro mais lindo do mundo dos últimos tempos? É esse! Imagine um livro lindo, poético, com ilustrações delicadas e de um colorido mágico e sutil. Acrescente o fato de ter somente ilustrações, mas não quaisquer ilustrações. Ilustrações que contam várias histórias em uma, de forma poética, onde a ausência de palavras vale por dia de conversa. Uma lição de vida, de natureza, sobre amizades e despedidas, permanências, idas e vindas,  amor, solidão, companheirismo. Sobre a passagem do tempo, das estações. E sobre tudo isso junto e mais um monte de outras coisas, cores e metáforas. Tudo que seus olhos puderem ver ou imaginar. E tratando-se de crianças, essa operação vai longe, vira quase um delírio.

Treehouse_urso marron

Daqueles livros gostosos que suscitam uma série de conversas sussurradas antes de dormir, que alimentam os sonhos e fazem seu filho acordar querendo nada mais nada menos que “Uma casa na árvore”. Mas nós não temos uma árvore grande o suficiente para construir uma casa em cima, digo a ele. E se plantarmos uma? Vai demorar para crescer! E se comprarmos uma já grande? Não caberia na nossa varanda! E se…

casa na árvore rosa

E se…é um universo incrivelmente mágico onde vivem as crianças e onde tudo (ou quase tudo) é possível. Um universo que basta ser acionado para transformar toda a realidade em uma realidade mais colorida. E esse é um desses livros que ativam a imaginação e fazem correr solta por entre esse universo mágico, em meio a tantos pensamentos que só são capazes de aflorar no silêncio. No silêncio da escrita, onde o vazio das letras cede espaço para imaginação do traço.

Treehouse_flamingos

E que criança não gostaria de ter uma casa na árvore? Uma casa só sua, onde caiba toda a sua imaginação e onde todos os sonhos sejam possíveis? Já vem de longe a presença das casas na árvore na literatura infantil, sem deixar de mencionar Peter Pan e todo seu mundo mágico, além de outros tantos. Uma das minhas memórias de infância é justamente esse sentimento de como seria ter uma casa na árvore. Uma casa que nunca tive, mas que imaginei bastante. E que vejo hoje meus filhos imaginando também…

casa na árvore - amarelo

Mas “A casa na árvore” não é um livro de ilustração somente para crianças. É tão lindo que até os adultos se apaixonam. Daqueles livros pra deixar do lado da cama e folhear sempre que a saudade bater…Porque passadas as estações, a casa na árvore permanece, assim como passada a infância, a memória permanece.

casa na árvore neve

A CASA NA ÁRVORE

Autor: Marije Tolman / Ronald Tolman
Ilustrador: Marije Tolman / Ronald Tolman
Editora: Brinque Book
ISBN: 9788574124063
Indicação: A partir de 3 anos (sugestão da Editora). Mas eu indicaria de 0 a 100 anos!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s